segunda-feira, 12 de agosto de 2013

REFLEXÕES ÀS COLEGAS: DA PRÉ-ESCOLA PARA QUAL RUMO?

Hoje duas amigas, uma psicóloga e a outra assistente social, questionaram-me sobre a mudança na LDB que torna obrigatória a matrícula de crianças de 4 e 5 anos na pré-escola. Pensei: educação infantil não é o meu forte, meu metiê é a SOCIOEDUCAÇÃO com os adolescentes. Entretanto, de onde vieram os adolescentes que atendemos? Quais foram os seus percursos no processo de escolarização desde a educação infantil até a segunda fase do fundamental que é onde a maioria encalha, normalmente na quinta série ou sexto ano. 

Além disso, direta ou indiretamente o assunto interessa a todos.
 A Lei nº 12.796, sancionada em abril de 2013, prevê a obrigatoriedade para 2016. Se a obrigatoriedade da matrícula para crianças de 4 e 5 anos estivesse valendo hoje, o Brasil teria de criar 1 milhão de vagas na pré-escola. O Estado do Paraná precisa abrir 100 mil vagas, conforme os dados do censo de 2010 e estatísticas da Educação Básica 2012, publicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Para suprir a demanda até 2016 – prazo estabelecido pela Lei é preciso criar 33,4 mil no Paraná.
O que vejo é mais uma promessa que pode virar uma canoa furada! Ampliação da escolarização e da pré-escola não podem ocorrer desarticuladamente com uma retomada da qualidade da escola pública brasileira, paranaense e curitibana. Chega da pseudo inclusão que mascara a realidade cruel de abandono e descaso com nossas crianças e adolescentes que, não maioria das vezes, são colocados nas instituições de educação formal como meros joguetes para gerar estatísticas aos governos.
Espero que no futuro construamos instituições (pré-escolas, escolas e universidades) que superem a lógica da competição mercantil por status social e estimem nas pessoas o senso humano de coletividade, comunhão e fraternidade. Hoje não é o que vejo!

E nossa história não estará pelo avesso
Assim, sem final feliz.
Teremos coisas bonitas pra contar.
E até lá, vamos viver
Temos muito ainda por fazer
Não olhe pra trás
Apenas começamos.
O mundo começa agora
Apenas começamos. (Metal Contra As Nuvens - Legião Urbana)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante. Obrigado.