domingo, 6 de fevereiro de 2011

A função geral da Escola (Educação Básica)

À escola de maneira geral (Educação Básica) foi delegada a função de formação cultural em diferentes níveis dos cidadãos (Artigos 29, 32 e 35 da LDB). Faz isso através da seleção e organização da cultura no que chamamos de "conteúdos", esses por sua vez são organizados didaticamente para o desenvolvimento da relação de ensino-aprendizagem.
No materialismo histórico dialético, as bases do processo educativo calcam-se no meio em que o homem vive, há uma práxis que se estrutura a partir da forma como o homem produz sua existência e a realidade social também é produzida por estes. Em sociedades desiguais e que acentuam antagonismo de interesses, a educação também expressa essa bipolaridade de percepções acerca de como o homem se educa e os fins do processo educacional. 
A burguesia para manter sua condição arroga no ideal que reduz a ciência à administração do existente (LUKÁCS, 1984), estando esta última impedida de discutir as questões fundamentais do mundo. Os proletários, ao contrário, têm profundo interesse na verdade a qual é condição para a transformação do mundo e sua construção sobre novas bases: a dos trabalhadores livremente associados.

Essa polarização impede uma convergência sobre a função geral da escola. O Estado põe-se como mediador desse antagonismo, mas na realidade tem lado porque na disputa da agenda pública os interesses da classe hegemônica, política e economicamente, prevalecem.

Um comentário:

  1. Atualmente, cada vez mais, a escola e seus profissionais andam ganhando novas funções e a escola se torna um ambiente que caminha para além dos conteúdos.
    Seja bem vindo com seu blog, espero que possamos compartilhar muitas coisas sobre educação.
    Beijos

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